www.institutofeiradolivro.com.br

evento

Salão Internacional do Livro Foz do Iguaçu 2010

Bem Vindo!

O evento Salão Internacional do Livro Foz do Iguaçu 2010.

Últimas Notícias

última notícia

Homenagens e agradecimentos a José Hamilton Ribeiro

12/05/2010 - 08h37min
José Hamilton Ribeiro é uma sumidade quando o assunto é jornalismo. Ganhador de sete prêmios Esso, e considerado “O rosto do jornalismo brasileiro”, carrega além de mais de 50 anos de experiência na profissão, muitas histórias e feitos memoráveis. Aos 75 anos, mantém com a escrita um contato diário de afeto. Na edição 2010 do Salão Internacional do Livro, o jornalista será homenageado – nesta quarta-feira, às 19 horas - por seu trabalho obstinado e também pela sensibilidade com que encontra fatos e os transforma em notícia. Além de repórter e editor, Ribeiro também mantém laços com a literatura. Autor de 14 títulos, seu último livro em parceria com os catireiros, Junior Borges e José Maria Campos mostra uma de suas grandes paixões; a viola caipira. No livro, o trio cataloga as melhores 270 canções caipiras ao longo de quase 80 anos. “A vontade de falar sobre o assunto veio, como em outros títulos, através de uma matéria que fiz para o Globo Rural, e...

 

Leia Mais >>

sobre o evento

tudo o que você precisa saber

Sobre a Etapa

  


O Salão Internacional do Livro, pretende  estimular o hábito da leitura e aproximar os leitores dos escritores, brasileiros e estrangeiros, para o debate das idéias e a celebração do encontro do criador com o seu público.


        A produção editorial brasileira, representada por editores e livreiros, estará exposta na Feira do Livro, à disposição dos compradores. A despeito de sofisticadas estratégias de marketing, o livro, no entanto, é um produto cultural dependente da criação do hábito da leitura, e da formação do leitor, para que possa cumprir a função a que se destina – que poderá ser nobre ou vã. E tanto a leitura quanto o leitor são criações do processo educacional. A falta de leitura e a carência de leitores refletem a distância que se instalou entre a educação e a cultura, irmãs-siamesas recém-apartadas, e que está na origem de várias crises e dificuldades nacionais.          


Para restaurar a convivência fraterna e indispensável entre elas, as discussões se voltarão para o que antecede e sucede o livro. Antes do livro, o surgimento da vontade de escrever, o domínio da linguagem, os processos de criação, as formas de expressão, a construção da história, a elaboração da emoção, etc. Depois de escrito o livro, sua publicação e comercialização, a busca do leitor, a prática da leitura, as percepções subjetivas, a perspectiva intelectual, a crítica, o ensino da literatura, etc.


Romancistas, poetas, filósofos, pensadores, cantores, atores, músicos, representantes do poder público, professores, arte-educadores, editores, críticos e jornalistas, estarão em Foz do Iguaçu em maio de 2010, para tratar desses assuntos e de tantos outros que envolvem a atividade literária.


Serão 10 dias de programação cultural gratuita para todas as idades, com presença de autores renomados, shows, apresentações musicais, teatrais, contações de historias e sessões de cinema.


 Autores confirmados: Affonso Romano de Sant'Anna, Maria Tereza Maldonado, Marina Colasanti.


 


 


"A cultura é responsável por 5% do PIB e quase 6% dos empregos formais no Brasil."


Juca Ferreira - Ministro da Cultura da República Federativa do Brasil

 

Copyright Instituto da Educação e do Livro ® - 2008 - Todos os Direitos Reservados ||| Desenvolvido por Zumerata Internet