www.institutofeiradolivro.com.br

evento

notícias

Autoridades destacam ações de apoio a leitura na abertura da Feira do Livro

19/04/2010 08h49min - O estimulo ao hábito da leitura tomou conta da Praça Nereu Ramos na tarde de quarta-feira, (7), com a abertura da 7ª Edição da Feira do Livro de Joinville. A solenidade contou com a apresentação do acordeonista Orimar Hess Junior, artista joinvilense que é destaque internacional.

O presidente da Fundação Cultural, Silvestre Ferreira e do Gerente de Ensino e Artes da Fundação Cultural, Borges de Garuva, fizeram a leitura de um trecho do livro "Historia da Leitura". Segundo Silvestre, o evento vem despertar o sabor da leitura em Joinville.

"A cidade precisa de sensibilidades novas e é importante que o investimento em leitura esteja inserido nas políticas públicas da cidade". A idealizadora da Feira e Diretora do Instituto de Cultura e Educação, Sueli Brandão, ressaltou ser esta a maior edição do evento no Estado, ela também explicou que o objetivo é democratizar o acesso ao livro e a cultura.

A primeira-dama Marinete Merss, doou o primeiro livro para a campanha "Leia e passe adiante". "A idéia é espalhar livros pela cidade e queremos o maior número de participantes possível", destacou Brandão.

A 7ª Edição da Feira do Livro de Joinville tem como Patronesse a Professora Raquel S.Tiago, que fez um relato histórico da Educação na cidade e recebeu uma placa de homenagem do Vereador, e ex-secretário de Educação, Marquinhos Fernandes. O Prefeito Carlito Mers também homenageou com uma placa, o Superintende da Caixa Econômica Federal, Adir José da Silva, principal patrocinador da Feira.

Marquinhos, falou da importância da parceria de patrocinadores, bem como de toda a equipe envolvida, incentivando a cultura e a educação. "Joinville está se transformando numa cidade de leitores e isso se espalha em todas as áreas que envolvem o ensino, com uma gama de projetos e ações em desenvolvimento".

O Prefeito Carlito Mers encerrou a solenidade, ressaltando o antigo sonho de participar efetivamente da Feira do Livro, como gestor da cidade, podendo promover, junto aos parceiros, a maior edição da Feira. "Que esses dez dias sejam de muita leitura, troca de informações e proximidade entre leitores, admiradores e escritores".

Desde o início do dia na Praça Lauro Muller, ao lado da Biblioteca Pública Pref. Rolf Colin, aconteceram as atividades da “Dia Literário” uma ação da Secretaria de Educação que tem por objetivo divulgar para a comunidade o cronograma das atividades que envolvem livro, leitura e contação de histórias das bibliotecas públicas em Joinville.

 

 

 

 

Copyright Instituto da Educação e do Livro ® - 2008 - Todos os Direitos Reservados ||| Desenvolvido por Zumerata Internet